quinta-feira, 8 de julho de 2010

Salva pela minha gonguinha






Bom dia, hoje seria o post sobre idade,mas depois de tudo preparado venho postar outra coisa pois fui salva essa noite.


Como assim...eu desenvolvi uma doença na qual desacreditava ter,pois a intolerância alimentar era mínima e rara no Japão(teve uma vez que espalhou pelo corpo urticária,e outra seguida de falta de ar), mas aqui no Brasil com uma alimentação horrível veio a agravar o problema.
Sou alérgica a Glutén , oq seria isso?vamos lá a alguns estudos e depois puxei o meu histórico genético, hoje vou dar uma resumida.
Alergia Alimentar ocorre quando o sistema de defesa do organismo (sistema imune) acredita que uma substância alimentar inofensiva para o organismo é perigosa. Assim, no instante em que o indivíduo ingere o alimento, o sistema de defesa começa a "bombardear" o corpo com substâncias químicas que causam vários sintomas de alergia (dor abdominal, vômito, diarréia, urticária, asma, tosse) e que podem afetar o sistema respiratório e digestivo, a pele ou o sistema cardiovascular.
O que é Doença Celíaca?

A Intolerância permanente ao glúten, costuma se manifestar na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo, entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten. Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka,etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação.

O que é o GLÚTEN ?

É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (subproduto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis.

O prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são proteínas constituintes do glúten como a gliadina do trigo, a Hordeína da , a Avenina na Aveia é a Secalina no Centeio. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca. O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos.

De acordo com a lei 10. 674 – 16/05/2003 os portadores de doença celíaca, conquistaram o direito junto à Anvisa de conter junto aos rótulos de alimentos uma observação sobre o conteúdo de glúten no alimento. Art. 1o Todos os alimentos industrializados deverão conter em seu rótulo e bula, obrigatoriamente, as inscrições "Contém Glúten" ou "Não contém Glúten", conforme o caso.
Porém, não são apenas os celíacos que não devem consumir glúten, pois há pessoas com alergia alimentar ao trigo que ao fazer o exame para doença celíaca obterão resultado negativo, mas se beneficiarão ao fazer a dieta com exclusão de glúten. O glúten é uma proteína elástica que ao ser consumido em grande quantidade, pode formar uma massa viscosa que se adere ás paredes intestinais, podendo fixar-se causando alteração na sua motilidade e função. 

Muitas pessoas que apresentam constipação, gases, enxaquecas, dores articulares, compulsão alimentar, hiperatividade podem estar apresentando estes sintomas devido ao acúmulo de glúten nas paredes intestinais, que passa a dificultar a produção de neurotransmissores como a serotonina.

Mas o que é consumir em grande quantidade? Pão francês no desjejum, macarrão no almoço, biscoito no lanche, pizza ou sanduíche no jantar – houve o consumo de no mínimo 4 vezes ao dia do mesmo tipo de cereal, sendo que poderíamos consumir arroz integral, quinua, milho, aipim, batata, grão de bico, lentilha, ervilha, feijão. O nosso grande desafio é evitar a monotonia alimentar, pois quanto mais variada for nossa alimentação, menor o risco de desenvolvermos deficiências nutricionais e alergias alimentares. 
Bom, lido esse texto vocês podem deduzir oq me aconteceu," festinha de aniversário" é um veneno pra mim,pão então afff.
Mas sabe aquela pessoa teimosa em achar que é frescura e que eu posso sim comer de tudo,e assim eu sempre faço e por isso as crises noturnas vem aumentando.
Essa noite fui dormir por volta das 23:00 hrs, depois de ter me empanturrado na festinha da minha priminha,em plena uma da manhã minha filha( a gonguinha) me salvou,ela teve um pesadelo terrível e veio para o meu quarto,chegando em meu quarto eu estava completamente apagada e quando ela conseguiu me acordar eu não conseguia respirar,levantei correndo pq ja sei que quando o ar não passa eu preciso vomitar pq o aparelho digestivo trava ( ele para de tal maneira que é possível sentir o inchaço),consegui vomitar bem pouco,e no ato de desespero eu ando pela casa para forçar o meu organismo a trabalhar e o sangue circular,mas foi em vão,tomei sal de fruta eno, e nisso eu suava frio,quando já estava totalmente sem ar,foi ai que veio uma pressão mt forte e eu consegui liberar quase tudo, e mesmo assim a falta de ar persistia,mas pouco a pouco foi normalizando.
Bom agora chega de enrolar não é mesmo,exames que não queria realizar pra confirmar a doençamas vou ter que fazer.
Eu poderia morrer dormindo,mas graças a Deus minha pequena teve q ter um pesadelo pra vim me socorrer,Deus é muito bom.
Existiram outros episódios parecidos,mas esse foi o mais assustador,em uma das minhas idas ao médico ele já havia me alertado pra investigar o glúten pois os meus sintomas estavam sendo de rejeição a isso,mas não dei ouvidos e olha como já esta avançado  o negocio.
Bom agora explicando de onde veio isso..depois de velha dar isso ?:?????não, pois quando bb tomava um leite especial,pois era alérgica a láctose ,e cresci tomando uma vacina, na minha primeira mamada no hospital eu inchei e me faltou o ar,e pra variar ainda alérgica ao leite materno tb, como é isso??? é sim eu sou de outro planeta só pode.
Conclusão eu tenho uma doença que desenvolveu desde bebezinha que teve um sumiço ao longo do crescimento e  depois volta aos vinte e pouco anos.
Bom eu só tenho a agradecer  a Deus e cuidar da alimentação,e realizar os famosos exames.
É isso ai pessoal,quando tudo estiver concreto e diagnosticado venho passar as receitas das minhas novas dietas, o bom é que ficarei sempre magra....ôoooo delícia,tenho q pensar para o lado positivo. rs pra não chorar rs.
Overdose de porcarias nunca mais.. sniffffff mas preciso me manter viva, como vou ainda ter meus gemeos heim rs?
Beijão e aguardem  o próximo post " A Vida  começa aos 40 "
Fiquem com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário